É imprescindível que a bateria esteja acompanhada pelo certificado de garantia devidamente preenchido, com código de fabricação coincidente com o gravado na bateria.
Toda bateria deverá estar em condições de ser analisada tecnicamente e em bom estado.
Antes de reclamar a garantia, certifique-se que a bateria não contenha as características abaixo, pois elas impugnam a troca:
- Bateria simplesmente descarregada;
- Quando o número gravado na bateria não coincidir com o constante no certificado, ou quando este apresentar indícios de alteração;
- Caixa ou tampa quebrada, trincada, furada e danificada por acidente ou mal uso.
- Bateria danificada devido a falhas na parte elétrica da moto ou moto aquática (sobrecarga, subcarga, fugas de corrente excessiva ou fora do padrão da moto/moto aquática);
- Bateria com polos terminais amassados, afundados, quebrados, fundidos por mal contato ou danificados por ferramentas e outros;
- Bateria violada ou mal fixada no suporte da moto;
- Aplicação inadequada (ex:capacidade subdimensionada para o consumo da moto/consumidores).
- Bateria danificada por instalação na moto com polaridade invertida;
- Bateria danificada por recarga com polaridade invertida, por corrente ou tempo de recarga inadequados (elevados);
- Bateria com placas ‘’sulfatadas’’;
Irregularidades no certificado que anulam a garantia:
- Numeração do certificado rasurada ou modificada;
- Preenchimento incorreto, incompleto ou inexistente;
- Data da venda ou substituição rasurada ou modificada;
- Má condição de conservação, impedindo sua identificação.